Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

São João da Barra

Publicada em 12/06/25 às 09:46h
Câmara de São João da Barra repatria quadro histórico de Narciza Amália
Obra de arte estava sob a tutela da Prefeitura e foi devolvida na sessão

Câmara de SJB

 (Foto: Ativa FM)
A Câmara Municipal de São João da Barra viveu um dia histórico, na sessão desta terça-feira (10). O motivo? O repatriamento de um quadro da poeta e jornalista sanjoanense Narciza Amália que estava sob a tutela da Prefeitura há muitos anos. A obra de arte, uma litogravura, foi entregue pelo secretário de Cultura, Gil Miranda, à presidenta da Casa, Sônia Pereira (Soninha). "Agradeço ao secretário pela belíssima imagem e, pode ter certeza, de que, em breve, ela estará aqui no nosso plenário. Narciza Amália é uma mulher que muito nos orgulha e ficamos felizes em ter esse quadro novamente aqui", disse Soninha.  

O coordenador de Cultura da Câmara, João Filiphe Amaral, ressalta a importância do ato para a memória cultural de São João da Barra. "A devolução do quadro histórico com a imagem de Narciza Amália, realizada pela Secretaria de Cultura, representa o resgate de uma referência fundamental para nossa história. Esse quadro retorna à Casa que tem o nome dela, exposto na plenária da Câmara Municipal, um espaço de grande significado para o debate democrático e para a valorização das nossas raízes. Narciza Amália foi uma mulher pioneira e inspiradora, e tê-la presente aqui é reafirmar nosso compromisso com a cultura, a história e a valorização das mulheres que transformaram o Brasil".

A obra, com mais de setenta anos, ficou sob a tutela da Prefeitura durante anos e será restaurada por artista do município, com limpeza da peça, análise minuciosa do material, reposição de partes da imagem e da moldura.

Gil Miranda explica que a peça estava sob a tutela da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, no Centro Cultural Narciza Amália. "É um patrimônio material que, com muito orgulho, a gente vem devolver - não no estado em que ele merece, mas tenho certeza de que esta Casa vai dar a importância devida para que a gente tenha uma marca aqui da nossa jornalista, essa pessoa tão ilustre que a gente tem tanto orgulho de exaltar", observou.     

Segundo o jornalista, historiador e biógrafo da escritora, Bruno Costa, o quadro foi inaugurado pela Câmara Municipal em 1952 durante as comemorações do centenário de nascimento de Narciza, inclusive dando nome à sala de sessões já naquela época. Ele ressalta que foram necessários três momentos para finalmente ter o nome de Narciza impresso na sala de sessões. "No centenário de nascimento já tinha recebido o nome, nos anos 1990 a vereadora Carla Machado ratifica o nome e ao longo do tempo ficou à revelia e, agora, consolidamos de vez. Sob a presidência de Soninha Pereira, o plenário definitivamente recebeu o nome de Narciza Amália sendo devidamente identificado. É mais uma justa homenagem", comemora Bruno. 

 







Programação Ativa Fm 87,9
Peça sua Música

  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Publicidade Lateral





Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 29926 Usuários Online: 18


(22)99902-3808

Hora Certa




Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Ativa FM - Todos os direitos reservados